Área restrita somente
para usuários cadastrados.
Usuário:
Senha:
 
Conheça um pouco do que é feito em nossa cooperativa.

 
 
Digite seu email completo e sua senha nos campos abaixo.
Email:
Senha:
29/03/2011
Colégio CEM é destaque em matéria do Diário do Iguaçú
 


A Cooperativa Educacional Magna de Concórdia – Colégio CEM – implantou um jeito diferente de ensinar. O educandário, que atende alunos do Maternal ao Ensino Médio, buscou na filosofia cooperativista uma forma de transmitir uma educação mais cidadã e humanizadora. Desde as séries iniciais, os professores procuram trabalhar questões como: valores, respeito mútuo, cooperação e interesse comunitário, aliando os conteúdos teóricos aos práticos, ou seja, às situações vivenciadas no cotidiano dos estudantes. Atualmente, o estabelecimento de ensino conta com cerca de 500 alunos e tem uma equipe de cerca de 50 colaboradores. A Cooperativa Educacional Magna mantém dois núcleos em Concórdia: um na rua Osvaldo Zandavalli e o outro junto à UnC-Concórdia. O terceiro núcleo está localizado em Seara.

Uma cidade dentro da escola

A minicidade cooperativista do Colégio CEM é um projeto educacional arrojado e inovador. A proposta é proporcionar que as crianças vivenciem experiências reais de cidadania e vida comunitária. Os próprios alunos são os responsáveis pela condução dos rumos dessa pequena comunidade. Através de uma eleição, que envolve toda a escola, são eleitos o prefeito, o vice e os vereadores. Os pequenos cidadãos discutem, elaboram projetos e executam ações importantes para a manutenção e o desenvolvimento da minicidade. Todas as atividades estão alinhadas com a filosofia cooperativista e permitem que os alunos aprendam (na prática) como funciona uma cidade e quais os princípios que devem norteá-la.

O projeto possibilita que os estudantes conheçam os setores básicos para o funcionamento de uma sociedade organizada, incluindo: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sistema Financeiro, Casa Cultural, Livroteca, Centro de Convenções, Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Horta e Praça. Cabe aos alunos, o papel de gerir cada uma dessas áreas. Para isso, os professores sugerem atividades que contemplem um mundo mais humano, solidário e sustentável. A minicidade funciona como uma cidade normal, mas com conceitos diferenciados de cidadania.

Segundo a presidente da Cooperativa Educacional Magna, Elizeth Pelegrini, “o eixo norteador é a vivência em valores humanos e cooperativistas levando ao aluno perceber e efetivar a mudança de comportamento, paradigma e transformação de sua realidade política e social”. As crianças experimentam na prática importantes demonstrações de associativismo e cidadania, participam e atuam nas várias funções dentro da cidade. O que faz com que se sintam parte do corpo gestor.

Escola de Inteligência

A partir deste ano, a Cooperativa Educacional Magna - Colégio CEM - será o único estabelecimento de ensino de Santa Catarina que implantará o projeto "Escola de Inteligência", idealizado pelo escritor e psicólogo Augusto Cury. A ideia central é levar à sala de aula conteúdos e atividades que abordem os valores essenciais para a formação de um cidadão. A proposta de ensino enfoca questões como: caráter, autoestima, honestidade, perseverança, superação, prevenção, relações interpessoais e dá ênfase à educação das funções mais importantes da inteligência.

Será aplicada uma aula por semana e serão 40 aulas por ano. Além disso, os professores também passarão por treinamentos. A presidente da Cooperativa Educacional Magna, Elizeth Pelegrini, afirma que a essência do projeto é formar cidadãos pensadores. "O objetivo é formar pessoas e não apenas repassar o conteúdo. É um projeto inovador", assinala.

Conectado ao mundo

No sábado, dia 19/03, a presidente do Colégio CEM, Elizeth Pelegrini, lançou o novo site da escola. A partir de agora, os internautas poderão conhecer melhor o jeito cooperativista de ensinar. Textos, fotos, vídeos e serviços já estão publicados no site www.magna.coop.br.
 
VEJA TAMBÉM
17/10/2014 | Colégio CEM: Matrículas abertas a partir do dia 3 de novembro
17/10/2014 | Alunos visitaram Exposição no Memorial
16/10/2014 | Trânsito seguro é tema de atividade do 2º ano
15/10/2014 | Dia dos professores é comemorado no CEM
10/10/2014 | Brincadeiras marcam a Noite do Soninho
07/10/2014 | Projeto da Minicidade Cooperativista é destaque no Diário Catarinense
Rua Osvaldo Zandavalli, nº 465, Centro, Concórdia / SC 49 | 3444 4855
© - Ideia Good - Soluções para Internet